Mação, Santarém, 19 out (Lusa) - A primeira Associação Portuguesa de Técnicos de Comunicação Autárquica (APTECA) vai ser formalmente apresentada quinta feira em Mação tendo como objetivo “representar e defender” os interesses dos profissionais do setor.
O “preencher de uma lacuna” relativamente a esta classe profissional é um dos propósitos da APTECA, segundo afirmou à agência Lusa a sua mentora, para além de se pretender que “represente e defenda os interesses dos Técnicos de Comunicação Autárquica (TCA) perante as diversas organizações com que se relacionam.
“Desenvolver novos meios e formas de comunicação autárquica e promover estudos no âmbito da profissão” são outros dos obketivos da APTECA, para além de “passar a assumir” a organização anual do Encontro de Comunicação Autárquica, a promoção de ações de formação e o estabelecimento de parcerias com organizações, instituições e outras.
Integrada no âmbito do XI Encontro de Comunicação Autárquica (ECA), evento que decorre em Mação e reúne anualmente os técnicos de comunicação das autarquias nacionais, a “apresentação formal” vai decorrer quinta feira após um ano de trabalho e investigação por parte da sua mentora, Vera Dias António, ela própria técnica de comunicação na Câmara Municipal de Mação.
“A APTECA aparece porque se revelou necessária”, afirmou à Lusa, tendo acrescentado que, “por não ser uma profissão muito antiga, em Portugal há pouca literatura em que nos possamos apoiar e a própria formação académica não aprofunda a matéria” co-relacionada.
“Quem já trabalha há vários anos ou começa a trabalhar nesta área sente, invariavelmente, as mesmas dificuldades. Essencialmente por falta de um Manual de Boas Práticas ou de estudos e exemplos concretos de trabalho desenvolvido nas autarquias que possam servir como termo comparativo”, concretizou.
Segundo referiu a futura presidente da APTECA, licenciada em Sociologia e com uma pós-graduação em Comunicação e Marketing, a decisão de pegar no processo de constituição da associação “surgiu entre um ano de baixa por licença de maternidade e a vontade e disponibilidade” para a dedicação à causa.
“Estando por casa, com tempo, elaborei um estudo sobre o perfil dos técnicos de comunicação autárquica a partir de um inquérito e das respostas obtidas por parte de 50 dos 308 municípios, uma amostra que me ajudou a dar forma e a concretizar esta ideia”.
Segundo afirmou, “em termos práticos”, a associação vai atuar em 3 vertentes: “junto dos técnicos, promovendo formações, disponibilizando informações e assessorando o seu trabalho, junto das instituições de ensino superior procurando introduzir esta área nos planos de estudo e continuar a promover o Encontro Nacional Comunicação Autárquica.
A APTECA vai ter ainda uma Comissão Técnica que será responsável por apoiar a criação de novos Gabinetes de Comunicação Autárquica e acompanhar e informar os novos membros da associação, a par de um Conselho Científico ao qual competirá criar relações e parcerias com Gabinetes de Estudo, Instituições de Ensino Superior e outras, promovendo o estudo e o reconhecimento da profissão.
MYF
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***
Lusa/Fim
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