Responsabilidade Social Autárquica

Caros colegas,

Vou usar este espaço da APTECA para falar de um tema, de um conceito, que é muito importante para o nosso trabalho: a Responsabilidade Social Autárquica.
A RSA difere da área de trabalho da acção social nas autarquias, em muito. Tem objectivos concretos, próprios e que envolvem a sociedade e os funcionários como um grupo que tem algo a dar.

Em Mação, onde trabalho, desenvolvemos Campanhas no Natal. No Natal passado fizemos uma recolha de brinquedos, livros de pintar e lápis de cor entre os colegas que entregámos no Centro de Saúde de Mação.

Esta semana começámos uma nova Campanha, de Doação de Medula, que teve uma adesão impressionante entre os funcionários da Câmara de Mação.

O projecto é este:
Sob o lema "Doar Medula é Doar Vida" a Campanha de Doação de Medula é dirigida aos funcionários da Autarquia. Foram cerca de 30 os inscritos que estão a ser organizados por grupos sendo a recolha feita no Hospital de Abrantes. A Câmara oferece o tempo e o transporte para que os grupos de dadores se desloquem ao Hospital. O primeiro grupo dirigiu-se no 22 de Fevereiro ao Banco de Sangue do Hospital de Abrantes onde lhes foi retirada a pequena amostra de sangue que integra agora as bases de dados de dadores de medula óssea a nível nacional e internacional.
Esta Campanha é um projecto de Responsabilidade Social Autárquica da Autarquia Maçaense e teve uma excelente adesão sendo que muitos funcionários já eram dadores e outros já passaram o limite de idade que é de 45 anos. Sabendo que, muitas vezes, é a incompatibilidade de horário que leva as pessoas a adiar uma decisão destas a Câmara Municipal de Mação promoveu esta iniciativa entre os funcionários e verificou-se excatamente que o factor tempo e disponibilidade eram os únicos entraves à participação dos funcionários.
O Banco de Sangue do Hospital de Abrantes, que é o mais próximo de Mação, faz recolha às terças e quartas-feiras no período da manhã. Já a recolha de sangue funciona todos os dias de manhã.


Apresentámos, o Gabinete de Comunicação, a ideia ao Executivo que acedeu logo. A Câmara dá o tempo e o transporte para que nos desloquemos a Abrantes. Alguns colegas, além de Medula passaram a  ser também dadores de sangue e os colegas já lançaram a ideia de que esse grupo continue a ir dar sangue 2 vezes por ano e parece-me que a Câmara acederá a dar-nos transporte. No fundo, não custa nada e reforçou, de certo modo, a motivação e ligação entre os funcionários.

Que tenham todos um bom dia!
Vera

Sem comentários:

Enviar um comentário